Macarrão Al Pomodoro, um dos tipos de macarrão italiano.
Postado em November 9, 2021 | por Mamma

5 tipos de macarrão italianos para conhecer já!

7 minutos para ler

Onde estão os pasta lovers? Todos aqui concordam que um bom macarrão poderia estar facilmente entre as sete maravilhas do mundo, não é mesmo? Temos muito o que agradecer aos italianos por aperfeiçoarem com maestria a arte de criar combinações perfeitas quando se trata de uma boa pasta, além criar diversos tipos de macarrão deliciosos.

Por aqui, acreditamos que os bons segredos precisam ser compartilhados e, por isso, vamos falar um pouco sobre as combinações que você não pode deixar de conhecer para criar harmonizações perfeitas desse clássico que tem um lugar especial no coração da Mamma.

Ao longo dos anos, o macarrão se tornou uma comida muito popular no Brasil, o que pode nos dar a falsa impressão de que é um prato que pode ser preparado sem muito cuidado. Mas não se engane: cada detalhe faz diferença! O corte da massa, textura, molhos que melhor harmonizam com cada uma… Tudo isso precisa ser considerado na hora de fazer una vera pasta italiana!

Então se preparem, botem a água para ferver e vamos nessa!

 

Os tipos de macarrão 

Vamos começar entendendo um pouquinho melhor sobre a estrutura de cada massa para acabar de vez com as dúvidas na hora de fazer uma escolha. Ah, mas antes de tudo, aqui vai uma dica preciosa da Mamma: o ponto da pasta é sempre Al Dente, tá bem?

Não deixe seu macarrão cozinhar demais! Esse tipo de erro pode modificar bruscamente os sabores que você está prestes a encontrar. Agora, vamos ao que interessa. Conheça cinco tipos de macarrão italianos:

 

Spaghetti

Foto de uma mulher jovem comendo um dos tipos de macarrão italiano. Spaghetti Alla Amatriciana. Foto: Derick Mangabeira.

Ele é um dos queridinhos por aqui. Nos filmes, ele já foi até símbolo de alguns romances, como no filme “A Dama e o Vagabundo”, em que os apaixonados dividem um fio de spaghetti.

Para os amantes de macarrão, ele pode ser o almoço de domingo, o prato principal para um momento especial ou, até quem sabe, uma comfort food para dias difíceis. 

Para Sophia Loren, musa da Mamma, ele é o motivo de todo seu sucesso, mas isso você pode ler no nosso artigo: “Everything you see I owe to Spaghetti.

Onde será que essa história começa? Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de macarrão não foi criado pelos italianos! Ele teve origem no oriente e foi idealizado pelos chineses. 

É claro que ao chegar na Itália ele ganhou características ainda mais marcantes, como a criação de molhos que harmonizassem com sua textura e formato fino e comprido. Essas misturas deram origem a sabores inesquecíveis, que tornaram o spaghetti uma marca da cultura italiana.

Mas afinal, qual o melhor tipo de molho para acompanhar essa pasta? A realidade é que, por sua versatilidade, fazer combinações por aqui não é o maior dos problemas. Ele vai muito bem com molho à bolonhesa, diversos tipos de ervas, carnes e queijos.

Nas casas da Mamma, amamos explorar todas essas possibilidades. Vamos conhecê-las um pouco melhor?

 

Spaghetti Al Pomodoro

Esse prato é a comprovação de que, às vezes, o caminho mais simples pode ser um dos mais encantadores. É a junção dos ingredientes mais básicos da culinária mediterrânea: molho de tomate fatto in casa e manjericão. 

Para harmonizar, que tal um bom Malbec? Você vai se surpreender, pasta lover!

 

Spaghetti Cacio e Pepe

Prato com spaghetti Cacio e Pepe, um dos tipos de macarrão italiano.

Spaghetti Cacio e Pepe. Foto: Derick Mangabeira.

Esse prato é um verdadeiro clássico que ultrapassou diversas gerações de italianos. Não se sabe ao certo quando essa história começa, mas conta-se que essa receita foi criada por pastores de ovelha.

Isso porque, durante os pastoreios eles conseguiam levar apenas ingredientes não perecíveis, como pasta e pimenta do reino. No local, eles extraíam o leite da ovelha e transformavam em queijo Pecorino.

O que esse prato tem de simples, tem de delicioso! Além disso, apresenta um sabor muito marcante. Olha só: Fonduta de queijo Pecorino e pimenta do reino. Isso faz com que um bom vinho seja sempre uma ótima escolha para harmonizar.

Aí já viu, né? O combo perfeito para qualquer italiano! Não existe um romano que não conheça e não entenda o Cacio e Pepe como um patrimônio da cultura. É incrível demais!

 

Spaghetti Alla Carbonara 

Foto de um prato com Spaghetti Alla Carbonada, um dos tipos de macarrão italiano. Spaghetti Alla Carbonada. Foto: Derick Mangabeira.

Por falar em clássico… Esse daqui, não tem comparação ou explicação! Como a maioria das tradições, não sabemos dizer ao certo em que momento específico da história ele foi criado, mas sabemos como!

Carbonara vem da palavra “carvão” ou “carbone”, em italiano! Da mesma forma que os pastores criadores do Cacio e Pepe precisavam se abastecer apenas de alimentos que não fossem estragar, o mesmo acontecia com os carvoeiros — trabalhadores das minas de carvão.

Eles levavam consigo pasta secca e esperavam para saber quais insumos conseguiriam ali na hora. Hoje em dia utilizamos a pancetta, mas antigamente usava-se a carne que era possível conseguir no momento, com ovos e queijo.

Acrescentamos também a pimenta do reino em homenagem a essa origem, pois, na época, o macarrão ficava com lascas pretas por cima devido a grande quantidade de carvão que pairava no ar e acabava caindo nos pratos. 

A verdade é que apesar da história do Carbonara ser muito curiosa, o que mais chama atenção é seu sabor único, que virou tradição na Itália há séculos: pancetta, pecorino, gema de ovo e pimenta do reino.  

O spaghetti é isso tudo mesmo! Todas as suas possibilidades dão água na boca e são absolutamente deliciosas.Existe também um tipo de massa muito semelhante ao spaghetti, com diferenças muito sutis: o linguine.

 

Linguine 

Por seu formato fino e longo, ele pede complementos mais aderentes, como molhos de ervas, por exemplo. Um bom molho pesto é uma escolha certeira para esse tipo de pasta!

É claro que no menu da Mamma, deixamos o nosso chef italiano seguir a tradição passo a passo.

 

Linguini con Pesto e Gamberi

Foto de um prato com Linguini con Pesto e Gamberi, um dos tipos de macarrão italiano. Linguini con Pesto e Gamberi. Foto: Derick Mangabeira.

Essa delícia nasce na região italiana da Ligúria. A geografia ajudou bastante essa composição! Esse território é composto por uma faixa de terra muito próxima ao mar, com falésias enormes. O segredo mora justamente aí: nessas falésias, pois é onde se cultiva um dos melhores tipos de manjericão do mundo

Isso acontece, porque a brisa do mar chega até as plantações, modificando — para melhor — o sabor dessa erva tão utilizada na culinária mediterrânea. Por isso, o manjericão da Ligúria se consagrou um dos melhores e mais procurados da Itália! 

Paralelo a isso, a proximidade do mar fez com que a pesca de camarões fosse tarefa fácil, executada com rapidez e expertise pelos patronos da pasta. Assim, surgiu a receita que hoje tem lugar cativo no menu da Mamma: linguine com camarões, pesto de manjericão e tomate cereja.   

São tantas as possibilidades quando falamos sobre macarrão que nos faltam até palavras para contar. Mas calma, que ainda temos mais uma dica para vocês.

 

 

Rigatoni 

Esse é o tipo de massa favorito no sul da Itália, principalmente na Sicília! Seu formato cilíndrico com o corpo “raiado” é o que deu origem ao seu nome. Essa característica também possibilita que os molhos tenham maior aderência à massa. 

Ou seja, molhos mais encorpados são uma ótima opção! Na Mamma, seguimos a tradição da vera cucina italiana.

 

Rigatoni Alla Boscaiola

Foto de um prato com Rigatoni Alla Boscaiiola, um dos tipos de macarrão italiano.

Rigatoni Alla Boscaiola. Foto: Derick Mangabeira.

Essa receita nasceu nas cordilheiras italianas, entre a Toscana e Emilia Romana. Ela ficou tão popular que acabou se espalhando pela Itália, podendo sofrer algumas variações. Na Mamma ela é feita com presunto, ervilha, linguiça calabresa artesanal e fonduta de parmesão gratinada ao forno.

Para harmonizar, que tal uma soda artesanal de maçã verde? 

Agora que você já conhece cinco tipos de macarrão e está por dentro das melhores combinações na hora de fazer seu macarrão, que tal assinar a newsletter da Mamma para ficar por dentro de todas as dicas sobre a vera cucina italiana?

SHARE: